quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA 17 - Puyuape





















Acordei cedo, seis da manha, tomei um cafe reforcado e sete e meia estava em frente do ferri. Como ja estava em cima da hora nao abasteci a moto, deixei para Ingeñero Ibañes, do outro lado do lago. Com a moto na balsa, foram amarra-la e me perguntaram se podia molhar a moto. Estranhei, mas disse que nao tinha problema (depois de tanta chuva). O lago General Carrera e o segundo maior, com o vento o meio do lago tem ondas com mais de metro. O ferri faz um zigue-zague para pegar estas ondas de frente para quebra-las. Realmente, molha tudo. O passeio {e bacana, da para ter uma nocao geral das montanhas. Na chegada nao tinha posto de gasolina, comprei no fundo de um quintal algunms litros e fui embora. O inicio da estrada era novidade, mas logo cheguei ao cerro castillo (onde a moto saiu na curva por causa do gelo na pista). Havia mais neve do que antes nas montanhas. A temperatura caiu novamente e nevou, mas desta vez sem gelo, nem derrapagens. Aproveitei e fui conhecer o lago polux, perto de Coihaque. Almocei como um rei (finalmente). Fui em direcao a Amanguai e de fato a pequena cidade entre as montanhas e muito convidativa, mas mesmo assim segui depois de pagar a gasolina mais cara da viagem (R$4/litro). Atravessei novamente a montanha do Parque Queular, mais uma vez com neve e nevando. A diferenca e que o dia estava ensolarado, contrario da chuva da passagem de ida para o sul. Desta vez, vi todas as montanhas sem nunvens. Foi praticamente outra viagem. Conheci entao com chuva e sol, cada uma com seu valor, a carretera austral. No parque passei novamente no Glaciar Colgante e fiz outra trilha. Cheguei em Puyuape sete e meia da noite (valeu a pena, recomendo a cidade). Acabei em uma hospedagem de uma mulher que havia me visto passando de moto em Caleta Tortel. Na estrada sempre cumprimento as pessoas passando nos carros e elas a mim. Numa destas estou ficando famoso por aqui: o unico viajante de moto nestes dias. Ja topei com outras pessoas que me viram na estrada e me reconheceram depois em outros lugares. Ganhei um desconto na pousada. Acabei de jantar (como um rei de novo). Salmao (finalmente, aqui o salmao nao esta facil, e tudo para exportacao)!!!! E com dois brasileiros do Rio que estao por aqui viajando de onibus (coragem).