sábado, 17 de setembro de 2011

DIA 12 - Mais carretera austral (Puerto Chacabuco)













Hoje foram 12 horas na estrada, 450 km rodados (100 de alfasto) e de tudo um pouco em três etapas. Na primeira sai de Chaiten as 8:30 da manha. Nao teve jeito, estava chovendo e frio, mas valeu a pena esperar um dia na cidade porque nao era mais chuva forte com muito vento e sim a chuva de molhar bobo com pouco ou nenhum vento. O ruim é que as nuvens baixas e pesadas nao deixavam eu ver quase nada da paisagem. Meio frustrante. Depois de 30 km iniciais em estrada pavimentada começou o ripio (terra). Ate aí tudo bem se nao fossem as obras na ruta, 40km de obras com paradas e ripio solto. Por tudo isso acabei nao abusando e decidi nao visitar o glaciar (ventisqueiro) Yelche (eram duas horas de caminhada). Mais frustrante. No final da primeira parte subi uma parte de montanha (a maior parte da estrada seguia um fundo de vale, enrte montanhas altas e nevadas). No alto da montanha: neve (tres graus negativos). A estrada coberta de neve. Bonito, mas deu trabalho levar a moto encima da neve que vira gelo com o peso da moto. Ela literalmente andava de lado e eu com os pés baixos para ajudar no equilíbrio. As vezes a moto empacava e ficava patinando no gelo, mas passou e ai veio a segunda parte.
Depois do apuro na neve veio o vale com sol (Lá pelo meio dia)! Bom, pelo menos um trecho. Nesta segunda parte ficou alternando chuva e sol, mais chuva, na verdade. Pelo menos via as montanhas. Almocei em La Junta. Passei em Pehueyeyeyeyeyey (sei lá como escreve): um cidade que recomendo para todos, colonia historica alema na beira de um lago lindo no parque Queular. Dei sorte a pouco tempo a estrada foi liberada, antes só de barco. Mais à frente veio um dos pontos altos da estrada: o Glaciar Colgante em cima da montanha virando uma cachoeira. Foi show. Primeiro porque nao tinha ninguem nem para cobrar a entrada. Segundo porque o glaciar saiu de trás das nuvens e teve ate desmoronamento de gelo. Seguindo a estrada subi outra montanha, mais neve, mas desta vez sem gelo na pista (muito). Desci e comecou a terceira parte.
A terceira parte foi light. Recomecou o asfalto e o tempo limpou, as seis da tarde vi pela primeira vez em dois dias o sol. Como era asfalto decidi nao dormir em Amanguai, como havia planejado, embora o lugar pedisse para ficar: muito acolhedor entre montanhas. Dormi em Puerto Chacabuco, chegando as oito da noite.