quinta-feira, 3 de maio de 2012

Quarto Dia - Cayafate - San Antonio de los Cobres

O dia anterior foi o mais fácil da viagem com apenas 350 km em asfalto. Na verdade em Salta conversando e vendo os mapas e passeios nas agencias de turismo revisamos nosso roteiro. Ao inves de ir direto para San Pedro de Atacama, optamos por conhecer a parte sul da cordilheira de Salta - Cayafate e atravessar para o Chile pelo Passo Sico - mais ao sul do Passo Jama, que era a alternativa original. Apartir deste dia comecariamos a entrar na montanha e pegar as estradas de rípio (algo com terra compactada com pedras). O roteiro foi corrido. Saimos de Cayafate, seguimos para Cachi, sentido norte - uma pequena cidade histórica na montanha. Valeria a pena passar uma noite nesta cidade. Foram cerca de 150km em tres horas com paradas para fotos. Depois de Cachi descemos a cordilheira de novo pelo Vale Encantado quase até Salta - chegamos a quase 5.000 metros de altitude e fomos a cerca de 1.500. Voltamos para o asfalto e seguimos rumo San Antonio de los Cobres, mais 300km, 120 de asfalto e 180 de rípio, subindo a cordilheira de novo até quase 5.000 de altitude, de novo. Nestes trechos de montanha, tanto no de Cachi como no de San Antonio passamos por visuais de montanha com picos nevados e frio sempre. Chegamos em San Antonio no inicio da noite, coincidentemente com outros grupos de moto - a cidade é um cruze entre a rota do Passo Sico e a antológica ruta 040. A cidade é bem isolada e com poucos recursos, menos o hotel no qual nos hospedamos.