terça-feira, 19 de março de 2013

Dia 06 - Carretera de la muerte e Titicaca

Demoramos 1:30h para atravessar La Paz. Mais uma vez o GPS se valeu. Na entrada da montanha fomos parados por um posto de controle policial e aí descobrimos que a estrada estava asfaltada, ou pelo menos essa era a informação. Subimos a Cordilheira Imperial que cerca La Laz ao norte, a estrada é belíssima. Na parte mais alta chegamos a 4.700m. No local se agrupam os ciclistas que vão fazer downhill. Vários grupos. De fato a estrada era asfaltada e fomos assim até Coroico, fim da estrada que descia até 1.000 de altitude em 100km de deslocamento. No meio do caminho pegamos muita neblina e chuva. Depois descobrimos que um trecho original, de terra, estava mantido para os turistas (da estrada original, vista lá do cume, dava para ver que estava totalmente deteriorada). É um trecho menor, mas entramos nele. A estrada é bonita, com encostas verticais de centenas de metros, cachoeiras (passavamos de baixo delas com moto e tudo), mas...não é tão da morte assim. Vi estradas mais perigosas no Peru, como a estrada do Pacífico (quando passei era de terra, hoje está asfaltada). Depois de muita chuva nas montanhas, voltamos para a "civilização" onde fazia sol. Rodamos então até Copacabana (120km de La Paz, estrada boa). Atravessamos uma balsa e chegamos à noite. Fechamos um passeio para a Isla del Sol, tomei banho de toalha (só tinha água gelada no hotel - que furada!)