sexta-feira, 31 de outubro de 2008

dia 21 - santiago


Cheguei hoje pela manha em santiago. A cidade me recebeu como gosto, com 13 graus e neblina forte (agora esta quente). Providenciei logo um hotel para mim e para a moto, trocar dinheiro, fazer uma revisao na moto e visitar o valle nevado, aqui nas proximidades. Aqui é feriado nacional, entao devo ficar a noite no hotel e, pela primeira vez na viagem, me recolher mais cedo.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

dia 20 - quase santiago


Hoje dei uma puxada de mais de 900km. Só estrada. Sempre vias duplicadas, asfalto bom e pedágios. Depois da adrenalina do inicio da estrada com o frio e o ceu nublado, o cansaco foi tomando conta e o calor voltou (25 graus) depois de uma semana com temperaturas sempre menores que 20 e varias vezes em 0. A estrada ficou sem graca e deu ate saudade do vento. Nao consegui chegar em santiago porque o cansaco pegou mesmo, mas amanha estou lá.

dia 19 - Osorno


Neste dia andei por bariloche, vila la angostura e san martim de los andes. Em qualquer lugar, para onde se olhasse nao existia nada feio. Ate enjoa tudo tao perfeito. Atravessei a cordilheira e passei pela ultima vez para o chile, onde dormi em osorno.
So senti falta das estradas de pedra e terra (ripio) e da coisa mais natural, selvagem, do sul do continente. Por fim, estava de volta a civilizacao.

dia 18 - bariloche


Cheguei em bariloche quase a noite depois de ter atravessado a primeira estrada ruim que vi na argentina. Estilo Brasil. No meio do nada da patagonia. E o pior foi quase ter ficado sem gasolina de novo.
A compensacao veio no final quando cheguei ao`pe da cordilheira (voltei para as montanhas de novo). Foram horas ate bariloche dentro de um vale belíssimo que já correspondia aos parques nacionais dos lagos andinos. Sem vento, sem frio e uma paisagem de cartao postal a cada curva.
Dormi em Bariloche.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

dia 17 - deslocamento de volta


Hoje rodei quase 900km, voltando pela mesma rota 3 que na semana passada me levara à tierra del fuego (repeteco de estrada é um saco). No final, em rivadavia, virei à esquerda em direcao à bariloche, onde devo chegar amanha. Vou dormir em sarmiento para conhecer um bosque petrificado amanha cedo, antes de pegar a estrada a bariloche. Para variar muito vento, mas sem chuva ou frio excessivo. Já estou sentindo falta da paisagem de montanha. A viagem ja somou 7.000km e agora estou mais "perto" do brasil.

dia 16 - treking no perito e retorno


segundo dia em calafate. Cedo fui fazer um treking sobre o glaciar. A turma brasileira pegou a estrada de retorno. Fiz o mesmo na parte da tarde, cancelando a ida a chalten porque o clima comecava a mudar. Dormi na estrada (pousada) depois de 350km rodados. Depois de quase uma semana me afastava das montanhas, do gelo e do frio para voltar a estepe patagônica.

sábado, 25 de outubro de 2008

dia 15 - El calafete e perito moreno


Hoje montei base em calafate e fui com a turma visitar o perito moreno (glaciar). Fizemos o passeio pelas passarelas que cercam o glaciar e mais uma volta de barco. Aproveitamos a noite para conhecer a cidade que é a mais interessante de todas ate agora (ushuaia e puerto natales sao as outras). O tempo esta bom, um frio moderado e sol de dia e mais frio a noite. Os ventos pararam um pouco. Amanha a turma se desfaz. Os brasileiros seguem viagem direto ao Brasil e eu ainda fico para mais um passeio pela manha, com partida apenas a tarde. Volta minha carreira solo.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

dia 14 - Torre de Paines


Depois dos ventos e da chuva do dia anterior, viajamos os brasileiros no dia mais calmo de todos. Sol e sem vento (vento so no inicio da vciagem). Passamos por torre de paines, conhecemos o glaciar grey. Chegamos a noite em el calafate. Eu ia dormir mais uma noite em Puerto Natales, mas com o atraso de um dia na terra do fogo resolvi continuar logo a viagem, entao ainda estou no cronograma.

Depois de sair da terra do fogo com o clima mais doido possivel e de ter dormido no meio do nada, devo confessar que acho dificil um dia voltar la de moto. Agora que presenciar a neve caindo foi um momento especial, isso foi. Nada é por acaso...

dia 13 - Puerto Natales


Durante a noite a tempestade passara. O ceu ficou estrelado. De manha nevou durante mais de uma hora, ficou tudo branco e por um instante se pensou que nao haveria viagem de novo. Depois abriu o sol e neve sumiu. Esse é o clima da terra do fogo e patagonia austral. Saimos os quatro brasileiros em suas motos. Atravessamos o estreito de magalhaes na balsa e no continente comecou o vento de novo. Chegamos a noite em puerto natales.

dia 12 - primeiro revés na viagem


Saí cedo de ushuaia com destino a puerto natales (chile) para conhecer o parque torre de paines. Ushuaia estava chovendo e frio, mas encarrei. O problema é que depois de sair da cordilheira peguei uma tempèstade de vento de sacudir e empurrar a moto que levou a uma adrenalina e cansaco excessivos. Ainda fiquei sem gasolina a dez quilometros da cidade seguinte (rio grande), mas ja estava com o galao e nao tive grandes problemas. Na fronteira, depois de mais vento, frio e chuva descidi abortar o restante da viagem com "apenas" 280 km rodados. Estava muito perigoso e em seguida vinha a estrada de terra e a balsa que poderia nem estar funcionando.

Acabei conhendo uma turma de tres motoqueiros do brasil viajando para a mesma direcao que eu e dormimos todos na fronteira chilena.

dia 11 - ushuaia


Neste dia fiquei em ushuaia. A primeira parada prolongada (mais de uma noite) desde buenos aires. Conheci o parque nacional onde tirei a foto consagrada do quilometro zero da panamericana e ultimo quilometro da ruta 3 argentina, o fim do fim do mundo. Andei no trem do fim do mundo (esse foi programa de indio). Subi um cerro ate um glaciar (3 hors de caminhada). Conheci um museo que foi a cadeia de ushuaia. E de quebra troquei os pneus e o oleo do motor da moto. O dia rendeu...

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

dia 10 - cheguei!


Depois de anos pensando na viagem ao "fim do mundo", finalmente cheguei à Ushuaia, Tierra del Fuego. Foram quase 4.000 quilômetros desde Porto Alegre que valeram cada metro depois de atravessar o estreito de magalhaes e entrar neste mundo à parte, onde parece que tudo o que existe acima (patagonia, andes e praias) se encontram em um ùnico lugar. Imagine uma estrada com o mar de um lado, um bosque alto e planícies patagônicas do outro, as montanhas nevadas ao fundo e em cima o céu misturado com nuvens de chuva e o sol. É aqui.

Balanço da viagem:

Foi menos difícil do que pensava. A estrada com exceçao de dois trechos (um de terra que fiz hoje) é, na sua totalidade excelente. Os ventos foram suportáveis (hoje me disseram que dei muita sorte...). O frio só apareceu ontem e ficou na base de 15 graus (hoje chegou a dez). A chuva mal deu as caras. Nao houve incidentes com excecao da gasolina.

Agora é começar a curtir.

domingo, 19 de outubro de 2008

dia 9 - Estrada quase no fim


Hoje rodei pouco mais de 700km ate rio gallegos. Saí de Caleta (perto de rivadavia) tarde, pois fiquei arrumando dois galoes de gasolina na moto. A previsao era de rodar perto de 350 km sem postos de combustivel na estrada. Por sinal o trecho inicial de estrada (200km) foi o pior ate agora, um pouco no estilo das brasileiras. Depois melhorou. Acabei vendo que existem postos na estrada, apenas as vezes estao sem gasolina. Hoje os dois tinham gasolina, mas o ideal é sempre levar. O trecho seguinte tinha 280 km sem postos e neste sim usei um dos galoes.

Amanha vou ter te lavar todas minhas roupas. A gasolina vazou pela tampa do galao e encharcou a mochila com as roupas. Fiquei ate zonzo com o cheiro no hotel. A sorte é que conheci um camarada de motoclube e ganhei uma camisa nova para viajar amanha. Alias, encontrei alguns motoqueiros viajando, um sozinho, outros em dupla, todos argentinos.

No mais muito vento (entre 60 e 90km/h) e um pouco mais de frio (16 graus).

sábado, 18 de outubro de 2008

dia 8-mais estrada


Mais um dia. Rodei quase 800km. A viagem comecou com gás total quando aconteceu o primeiro imprevisto: fiquei sem gasolina. Pois é...O mapa faltava indicar um trecho e calculei errado a gasolina. A moto parou a 30km do postoe perdi uma hora e meia com caronas até abastecer a moto de novo. Notei que o mapa tem outras falhas e mais, daqui em diante a estrada para o fim do mundo tem trechos longos sem qualquer estrutura. Depois da "pane seca" comecei a viajar com garrafas de gasolina extra e para chegar a comodoro rivadavia, onde vou dormir hoje, quase precisei usá-las. Amanha jà identifiquei um trecho de 350km de vazio total. Fora isso muito, muito vento...
Estamos quase lá!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

dia 7-sexta Estrada


Fiz o primeiro de tres dias de viagem puxada ate o "fim do mundo". Hoje foram mais de 800km ate san antonio del oeste. Sai da regiao com campos verdes da argentina e entrei na patagonia com seus ventos e ar seco. Clima de deserto como brasília: calor de dia e frio a noite. Alias, hoje fez sol o dia inteiro. Chama a atencao as estradas retas por dezenas de quilometros que fazem o cerebro ficar sonolento.

dia 6-quinta Recomecar na estrada

Enfim, quinta-feira, ultimo dia de congresso. Optei por recomecar a viagem hoje mesmo para evitar a sobrecarga da saida de buenos aires com um dia inteiro de viagem. Assim adiantei apos o termino do evento a saida de Buenos Aires com 100km rodados em duas horas que deixaram para tras congestionamentos, pedagios e varias paradas para achar o caminho certo. Para amanha o dia ja comeca na estrada.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

dia 5 -quarta bs As


Mais evento durante o dia e mais tango a noite (overdose).

dia 4-terca BS AS


O evento comecou, a moto esta estacionada e quieta. A noite fomos, eu e a turma do sul do brasil, para um show de tango. Mi buenos aires querida...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

dia 3 - Buenos Aires


Cheguei em buenos aires na segunda feira, final da tarde. Saí de montevideo pela manha, viajei 170 km com 18 graus e neblina até colonia de sacramento onde o ferriboat é a metade do preco da capital.

Coloquei a moto no ferri que logo de inicio, pelo mau tempo, balancava forte ao de ponto de achar que a moto poderia ter tombado. Nao tombou e depois desta acho que nunca mais.

Em bs as curti um pouco a cidade e me preparei para o evento que comecaria na terca com duracao ate quinta, quando comeca a viagem de "verdade".

domingo, 12 de outubro de 2008

2 dia - montevideo


hoje foi o dia mais fàcil e provalmente serà o da viagem toda (com exceçao de amanha). 530 km de chuí até montevideo. ameaçou, mas nao chuveu. ontem e hoje a temperatura mèdia foi entre 15 e 17, às vezes 10 e em outras chegou a 20. O uruguay é tranquilo, estradas boas e paisagem de verdes pastos (a emocao maior foram duas abelhas dentro do capassete, alèm é claro de nao ter conseguido trocar dinheiro e quase ter ficado sem gasolina). Como já conhecia a capital nao teve surpresas. pasmem 30 centavos o litro de gasolina! agora tenho dinheiro de novo e jà comprei os bilhetes para o ferryboat amanha.

Desculpem a escrita, mas é cada teclado...

sábado, 11 de outubro de 2008

dia 1 de viagem


o primeiro dia (sábado) foi para adiantar o serviço que só começaria no domingo. rodei 530km, metade na chuva (ainda em porto alegre-será que rolou o encontro de moto?) vou dormir em Chuí, fronteira com o uruguai (ninguem sabe onde começa um ou outro país). a moto se saiu bem e eu até que não fiquei atrás.

recomendo a reserva do taim (acho que o nome é esse), depois de rio grande. bem bonito.

foto do taim.

domingo, 5 de outubro de 2008


"Camiños hay muchos, pero hay que tener un corazón viajero"